Musicalização infantil

De que modo tocar um instrumento melhora o nosso cérebro

Segundo Neurocientistas, tocar um instrumento é a atividade que mais estimula o cérebro, criando verdadeiros “fogos de artifício” na mente e gerando benefícios em todas as áreas cognitivas. A música é um enorme facilitador do aprendizado da linguagem e prepara a criança para um pleno desenvolvimento físico e psicológico.

Encaramos a atividade musical como um processo contínuo de construção de conhecimentos, que envolve o sentir, o criar e o refletir. As aulas se desenvolvem de maneira dinâmica com base no planejamento do professor e na participação das crianças.

A sala de aula é um espaço acolhedor preparado para que as crianças se sintam seguras e confortáveis para experimentar e criar, onde a música é utilizada como ferramenta de formação e fortalecimento integral do indivíduo.

Oferecemos atividades para crianças de até 7 anos com o objetivo de sensibilizar os pequenos alunos e suas mães para o incrível universo musical.

Dividimos nossas turmas em faixas etárias para o direcionamento específico das atividades:

Crianças de 3 a 4 anos

A partir dos 3 anos, as crianças demonstram maior autonomia afetiva e motora iniciando o período em que ficam na sala de aula sozinhas com o professor, porém a relação com a música é construída de forma lúdica e divertida.

O foco é despertar a imaginação, a criatividade, o movimento corporal e a sociabilização através das atividades propostas em aula.

Crianças de 5 a 6 anos

A partir dos 5 anos de idade, os conceitos musicais passam a ser utilizados de maneira mais sistematizada na sala de aula.

Os jogos e brincadeiras, as histórias, desenhos, rodas cantadas e o movimento corporal ainda são a base das atividades propostas, porém o enfoque é adaptado à faixa etária.

Crianças a partir de 7 anos

Nessa faixa etária iniciamos o direcionamento dos alunos para instrumentos musicais específicos de acordo com o interesse demonstrado na sala aula e as habilidades de cada criança.

O piano, a flauta doce, o canto e os instrumentos de percussão são utilizados com todos os alunos, para que os 3 elementos da música – ritmo, harmonia e melodia – sejam a matéria de suas descobertas.

As crianças recebem mais informações sobre teoria musical e aplicam esses conceitos em aula com o professor, a fim de se prepararem para as aulas de instrumento no futuro.