Flávio Vasconcelos

Toda criança é capaz de aprender música. Na primeira infância, enquanto descobrem o mundo através das brincadeiras, expressar-se musicalmente pode ser muito valioso. Assim, penso que com muita alegria e seriedade, os principais parâmetros musicais podem ser aprendidos de forma lúdica.

Meu trabalho é baseado em exercícios de grandes teóricos como Dalcroze, ou em jogos populares adaptados e reunidos pelos mais diversos educadores brasileiros em livros e coleções modernas voltadas para o universo musical dos pequenos.

Quase tudo é feito cantando – o aquecimento, a acolhida, os exercícios, as brincadeiras. Até para as crianças um pouco maiores, que já escolhem determinado instrumento para focar seus esforços, sempre incentivo relacionarem diretamente as melodias estudadas com o cantar, para que assim interiorizem a música e a vivenciem de forma mais plena.

Violonista, flautista, compositor, arranjador e produtor musical, Flávio Jacon de Vasconcelos formou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil (UFSCar) em 2014.

Entre 2012 e 2013, participou do Intercâmbio acadêmico: programa Ciência Sem Fronteiras – Universetà di Bologna, Itália. Complementou sua formação no Curso Livre de “Arranjo para grupo de choro”,com o professor Edmilson Capeluppi na EMESP – Tom Jobim, São Paulo e no Estágio de Musicalização Infantil – Unidade de Atendimento a Criança (UAC-UFSCar), São Carlos.

Gravou o disco “Passim” em parceria com a cantora Jacque Falcheti, composto e arranjado por ele.

Atuou como músico no espetáculo teatral “Era uma casa muito engraçada”, baseado na vida e obra de Vinícius de Moraes. A peça circulou por 16 cidades do interior de São Paulo e teve apoio do PROAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.