Ligia Fiocco

Os encontros de Música para Mães e Bebês têm como principais objetivos a sensibilização musical e o fortalecimento do vínculo afetivo entre o bebê e adulto acompanhante, que podem ser as mamães, papais vovós, babás…

A participação do adulto é muito importante durante os encontros! Não somente acompanhando, mas brincando junto, cantando, dançando, tocando os instrumentos e interagindo com os bebês. É a partir desta aproximação do adulto ao grupo que o bebê se sentirá confiante e seguro em participar também.

Através das vivências musicais como o canto, exercícios vocais, movimentação corporal, exploração de elementos lúdicos e fontes sonoras variadas e com base no repertório da música tradicional da primeira infância, que são as cantigas, brincos e acalantos, o grupo vivenciará momentos lúdicos e divertidos, compartilhando a experiência musical e aprendendo da melhor maneira: brincando!

Ligia Fiocco é percussionista, educadora e pesquisadora da cultura tradicional da infância. Formada em Percussão Popular pela EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, está concluindo a graduação em Musicoterapia pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas e a formação em Antropomúsica pelo IOA – Instituto Ouvir Ativo. Além de integrar grupos com diferentes formações e estilos musicais, trabalha há dez anos na área da educação, com musicalização infantil e sensibilização musical para mães, bebês e gestantes, desenvolvendo projetos em espaços públicos e privados especialmente dirigidos ao desenvolvimento de crianças durante a primeira infância, período que engloba a fase dos zero aos três anos de idade.