Tatyana Kowalczuk professora canto do batuque

Tatyana Kowalczuk

Tatyana Kowalczuk é violinista e educadora
Desde criança a música sempre esteve presente em sua vida com forte influência da sua família. Seu bisavô foi luthier de violinos e seu pai também músico. Formou-se no curso técnico pela Escola de Música de Brasília, Graduou-se em Música – Bacharelado em Violino pela Universidade de Brasília. Em 2012, mudou-se para São Paulo, tocou na Orquestra Sinfônica de Heliópolis e participou de diversos trabalhos eruditos e populares.

Em 2014 mudou-se para Londres, aprimorou ainda mais seus estudos. Participou de turnês internacionais e festivais de música como o Femusc, Festival Internacional de Campos do Jordão, Curso Internacional de Música de Brasília. Festival de Inverno de Brasília e Festival de Música de Ouro Branco. Em 2018 retornou a Europa para estudar, fez aulas na Hochschule fur Kunste Bremen- Alemanha , Conservatorium Maastricht – Holanda e com Kati Sebestyen, professora da Koninklijk Conservatorium Brussel.

Participou de trabalhos populares com Milton Nascimento, Lenine, Roberta Sá, Oswaldo Montenegro, Guilherme Arantes, Gal Costa e Ivan Lins.

É professora associada pela SAA- Suzuki Association of the Americans.

Todos podem aprender a tocar um instrumento musical. A música é movimento, energia, nossa força e educar é ensinar com sabedoria e amor. O violino é o instrumento que considero mais próximo a nossa voz, pois é um instrumento muito sensível e expressivo. Não é necessário dizer o quanto aprender a tocar violino é benéfico fisicamente e psicologicamente. Escutando o som do violino é possível entender que não precisamos de muito para nos fazer sentir.

Nunca é cedo demais e também nunca é tarde demais. Ensino crianças a partir dos 3 anos de idade. Desde cedo aprendemos em todos os momentos da vida. Meu trabalho é inspirado em pedagogias como o Dalcroze, Gordon, Suzuki e também com muita influência na Antroposofia. Estou sempre estudando e pesquisando para buscar evoluir, tenho certeza de que todos são capazes de aprender e que a música mais do que aprender um instrumento , estimula nossas habilidades cognitivas, motoras , sensoriais e desenvolve nosso potencial humano, transcendendo e fortalecendo nossa integração social. Aprender deve ser prazeroso. Acredito que ensinar deve ser algo que demonstre o espírito do entusiasmo e da curiosidade. A música nos inspira e desperta nossa essência criativa. Envolver para aprender e mudar para crescer e evoluir. Aprender a tocar violino é uma inspiração para despertar o que existe de melhor em nós.