Ana Raquel Alonso - Professora da Escola de Música | Canto do Batuque

Ana Raquel Alonso

“Como educadora, a compreensão e o desenvolvimento de processos de aprendizagem me levam a pesquisar constantemente novas abordagens e estratégias de ensino para que vida quotidiana e seus desafios se aproximem da experiência da música.

Durante os ensaios do Coral, proponho uma vivência e conscientização da voz como instrumento musical primário, natural e versátil; a experimentação através de sons produzidos com a voz e com o corpo.

Este primeiro contato com a música através da voz também valoriza o despertar e o interesse pelo vasto repertório do canto coral, seja ele escrito originalmente para coro bem como arranjos sobre o folclore brasileiro e de outros países, MPB, pop, erudito, etc.

Além disso, o canto coral tem muitos outros benefícios, pois trabalha a sensibilidade – afetiva e musical, a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico e a memória.

Trabalhar com a música, principalmente em grupo, faz com que os coralistas desenvolvam habilidades sociais como cooperação, empatia, a inclusão e integração interpessoal, a motivação e a valorização das pessoas ordem, disciplina, organização.”

Mestranda em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, é formada em Regência pelo Instituto de Artes da UNESP, onde recebeu orientação de Lutero Rodrigues, Vitor Gabriel e Samuel Kerr e tem pós-graduação pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Participou de diversos workshops e masterclasses com Frank Shipway, Kirk Trevor, Nicolás Pasquet, Abel Rocha, Homero de Magalhães Filho, Mara Campos, Valéria Matos, entre outros.

Desenvolve carreira como regente e professora de canto, musicalização e violão há 19 anos atuando em escolas de música, projetos extracurriculares, UNESCO e ONGs. Estudou canto com Claudia Habermann, Angelo Fernandes e atualmente recebe orientação de Joana Mariz. Foi cantora e produtora do Coro Contemporâneo de Campinas, com intensa atividade desenvolvendo repertório a capella incluindo peças de todos os períodos da História da Música com ênfase na música dos séculos XX e XXI, e também em seu espectro, atuou em montagens de obras sinfônicas e operísticas. Desenvolveu um trabalho paralelo como assistente de direção musical, regente assistente e chefe de palco em montagens de ópera junto a Orquestra Sinfônica da Unicamp e o Ópera Studio da Unicamp.

Foi integrante do grupo vocal Voz Moscada e dos corais Collegium Musicum de São Paulo, do Coro de Câmara da Unesp e do Coral Cio da Voz da cidade de Pirassununga SP, onde também foi regente assistente. Apresentou-se em concertos, festivais, concursos e mostras corais em diversos palcos de São Paulo, Minas Gerais e Alagoas sob regência de Roberto Minczuk, Abel Rocha, Vitor Gabriel de Araujo, Samuel Kerr, Luís Gustavo Petri, Victor Hugo Toro, Carlos Moreno, entre outros.