Conheça os principais benefícios dessa prática indicada para crianças desde os primeiros meses de vida
Sabe aquele ditado popular que diz que “quem canta, os males espanta”? Ele já introduz uma pequena noção de como a música tem o potencial de trazer bem-estar e qualidade de vida. Mas muita gente se pergunta quando uma criança deve começar a sua relação com a música ou se vale a pena matricular a criança em um curso de musicalização infantil.
Nesse blog, a Canto do Batuque traz os quatro principais motivos para que o seu filho comece desde já a vivenciar essa experiência:
- A musicalização estimula o cérebro
Os especialistas costumam dizer que as crianças são como esponjas, ou seja, elas têm uma imensa capacidade de absorver o que está acontecendo ao seu redor. Esse processo é natural porque, nessa fase da vida, com o corpo e a personalidade ainda em formação, a criança precisa de estímulos para garantir o melhor desenvolvimento possível de suas características.
De acordo com os neurologistas, a música tem o potencial de ativar justamente as áreas do cérebro que são responsáveis pelo raciocínio e pela concentração e os primeiros contatos com a musicalização infantil desenvolvem essas habilidades com muito mais qualidade.
- A musicalização facilita o aprendizado e o desenvolvimento pleno
Com o cérebro estimulado pela musicalização, as crianças estão mais preparadas para um desenvolvimento pleno. “Nós costumamos dizer que, mesmo para quem não quer se profissionalizar como músico ou musicista, a música é capaz de ampliar nossos horizontes e expandir nossa visão. Com as crianças, isso não é diferente”, afirma Aldo Barreto, Fundador e Coordenador da Canto do Batuque.
Se desenvolver é mais do que apenas crescer: os aspectos emocionais e psicológicos, por exemplo, também precisam ser considerados e a musicalização infantil permite que todos eles sejam trabalhados juntos, ainda que indiretamente.
- A musicalização estimula a socialização
Um curso de musicalização oferece um espaço de liberdade para que, além de acolhidas e respeitadas, as crianças tenham a liberdade de criar e sentir. Nessa fase da vida, as crianças experimentam muitas coisas pela primeira vez e o modo como essas sensações vão se dar é fundamental para a formação do seu filho.
A musicalização possibilita que a criança esteja mais disposta a interagir com os sons, os instrumentos, os objetos e até as outras pessoas, tudo em um ambiente controlado e completamente seguro.
- A musicalização respeita as individualidades
Inclusão não é tratar todos da mesma forma, mas reconhecer as peculiaridades e necessidades de cada criança para, então, criar o modelo pedagógico mais adequado. “Na Canto do Batuque, nós dividimos as crianças primeiro pela faixa etária. Temos turmas de musicalização para bebês de 6 meses a 3 anos, depois de 3 a 4 anos e de 5 a 6 anos. A partir dos 7, 8 anos, encaminhamos nossas crianças para as aulas específicas dos instrumentos com os quais elas demonstram mais afinidade”, explica Aldo Barreto.
Quer saber mais?
Como vimos, a musicalização infantil ajuda as crianças a desenvolverem seu potencial e suas habilidades. Além disso, elas se tornam indivíduos mais plenos, mais sensíveis e até mais sociáveis.
Para conhecer mais detalhes sobre a musicalização infantil e os outros cursos do Canto da Batuque, entre em contato conosco. Será um prazer apresentar o nosso programa de ensino musical.