A música é uma forma de linguagem. Através de suas notas e melodias, elas transmitem mensagens e sensações que são perceptíveis aos ouvidos atentos. E se tem algo que ajuda muito no desenvolvimento do bebê, é explorar a música em sua educação. As possibilidades são variadas, o que pede por atenção dos seus responsáveis.
Bebês, desde que estão no ventre de suas mães, são muito perceptíveis aos sons. De fato, é um período em que o cérebro ainda está em processo de desenvolvimento, logo ele capta tudo ao seu redor até que possa filtrar todas as informações. E nesse quesito, a música pode exercer esse papel muito importante no desenvolvimento.
Os aspectos educativos no desenvolvimento do bebê
Qualquer música, seja para adultos ou para crianças, possui um objetivo bem específico. Podem emocionar, ensinar, incentivar ou intensificar comportamentos, mostrar parte da cultura de um povo, este último complementado com a dança e outras artes, entre vários outros.
É por essa razão que a música costuma ser a base para o aprendizado das crianças logo no comecinho de suas vidas. De hábitos higiênicos importantes até o ensino de datas variadas do nosso calendário, os bebês podem crescer com fundamentos essenciais bem desenvolvidos e intrínsecos.
Mas a melhor parte da música para o desenvolvimento do bebê, sem dúvidas, são seus aspectos lúdicos. Sem eles, nem a música mais bonita será atrativa aos pequenos.
A música como incentivo a criatividade
Os professores de música sabem como essa arte incentiva a imaginação e a criatividade de forma única. A combinação destes aspectos com um ensino mais didático facilita a aprendizagem ao longo do crescimento, e melhor ainda, ajuda a criança a se conhecer como aluno em um momento futuro.
Os bebês, por outro lado, reagem aos estímulos musicais de uma forma muito mais direta. É importante que o professor, conhecendo as necessidades variadas dos pequenos, saiba como trazer as melodias como forma de ensinar e unir os alunos entre si.
Quais benefícios diretos a música pode trazer aos bebês?
Com todos esses aspectos mais claros, incentivar a música como desenvolvimento fica ainda mais interessante, não é mesmo? Mas para que tenha uma noção mais clara de quais possibilidades são incentivadas às crianças, aqui vão alguns exemplos.
- Desenvolve a coordenação viso motora;
- Potencializa a memorização, o raciocínio, desperta a consciência;
- Facilita a socialização.
- Aumenta a percepção e a atenção ao entorno.
Tudo isso no período dos 0 aos 6 anos de idade, período em que o estímulo é ainda melhor para que os pequenos construam os primeiros alicerces para uma vida saudável. Incentive o desenvolvimento do bebê com a música e com elementos complementares, e as diferenças serão sentidas ao longo do tempo da forma mais emocionante.
Acesse e agende uma aula demonstrativa.