Benefícios que uma aula de canto traz à sua vida

benefícios da aula de canto para as pessoas

Quem canta seus males espanta, já diz o ditado popular. Muito mais do que espantar os males, a prática do canto é positiva e tem comprovação científica. Os benefícios de fazer aula de canto estão relacionados, principalmente, aos aspectos emocionais e cognitivos.

Independentemente da idade, o ato de cantar tem o poder de fazer com que os seres humanos superem seus limites, desenvolvam maior segurança e estejam mais abertos a novas experiências. Além disso, a aula de canto pode ser muito benéfica nos processos de formação social e cultural. Saiba mais:

 

1. Prazer

Cantar está na lista de atividades que geram prazer ao ser humano, pois o ato está ligado à ativação do hormônio dopamina. Isto é o que diz um estudo realizado pela revista científica Nature Neuroscience, que associou o intenso prazer que se sente com a música com a liberação desse neurotransmissor, que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos. Ele também desempenha papel na motivação.

 

2. Inteligência emocional

O hábito de cantar pode, também, auxiliar no desenvolvimento de habilidades relacionadas à forma como nos posicionamos diante das dificuldades. A inteligência emocional é uma dessas competências. Estudiosos indicam que um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade, por ter um autoconhecimento eficiente e seguro.

O canto faz com que a pessoa tenha seus próprios desafios vencidos e consiga lidar com frustrações presentes no dia a dia.

 

3. Redução de sintomas de depressão, solidão e ansiedade

Dentre os benefícios de fazer aula de canto, destacam-se a redução de sintomas de depressão, solidão e ansiedade. Cantar pressupõe o desenvolvimento social, a redução da timidez e a capacidade de aproximação com pessoas que não fazem parte do círculo comum de amizade.

Principalmente, quando o canto é realizado em grupo, ele exigirá que a pessoa, mesmo sem perceber, esteja mais centrada nas discussões e atividades que realiza.

Portanto, intuitivamente, quem passa a fazer aulas de canto aprende a se posicionar melhor em diferentes ambientes, podendo destacar-se como líder, pois desenvolve a impostação vocal, tem autoconfiança e presença segura diante das demais pessoas.

 

4. Desenvolvimento cognitivo

Muito se fala sobre o poder da música no desenvolvimento cognitivo. A música e o canto têm a capacidade de aumentar o poder de concentração e memória, além de estimular o raciocínio lógico e potencializar o aprendizado. Isso é possível porque a música tem relação direta com a linguagem, por possuir uma sequência de sons. Quanto maior o contato com a música, de maneira concentrada e funcional, maior as possibilidades de aprendizagem.

Agora que você já conhece os benefícios de fazer aula de canto, coloque mais alegria e vitalidade no seu dia a dia com aulas de canto. Venha fazer uma aula experimental! Consulte-nos.