Mais do uma manifestação artística, a música é um mecanismo brilhante para a expansão cognitiva das crianças
É um equívoco pensar que o ensino musical só é útil ou apropriado para quem quer se profissionalizar na área. Outro engano frequente é a ideia de que ainda é muito cedo para uma criança começar a ter contato com a música. Especialistas afirmam que, em qualquer idade, a música é um valioso estímulo para uma expansão cognitiva.
Confira agora alguns dos benefícios práticos conquistados através do ensino musical para as crianças:
- Raciocínio lógico e solução de problemas
O cérebro é estimulado para decodificar conceitos como altura, timbres e ritmos. As áreas neurológicas mais ativas durante uma aula de musicalização infantil, por exemplo, são as regiões do cérebro responsáveis por fazer com que a criança desenvolva o foco e a concentração. Dessa forma, o raciocínio lógico é diretamente influenciado pela música, permitindo que a criança consiga solucionar problemas e conflitos com mais facilidade e aptidão no seu cotidiano.
- Estímulo de atividades cerebrais
Para os bebês, as primeiras noções de “música” são as vozes e até os silêncios de seus pais e familiares. A partir dos seis meses de idade, as crianças já estão prontas para vivenciar suas primeiras experiências de musicalização. Existem estudos que indicam que o estímulo musical nessa fase da vida ajuda o bebê a relacionar os sons aos sentimentos e assim construir sinapses entre os neurônios e construir memórias.
- Desenvolvimento da coordenação motora
O ensino musical, principalmente para as crianças, auxilia no desenvolvimento do conjunto de formações nervosas e musculares responsáveis pelos movimentos do corpo. Dessa forma, além de desenvolver a coordenação motora fina, que contribui para a execução de movimentos mais delicados e precisos, o ensino musical possibilita que a criança cresça com mais consciência de seu próprio corpo.
- Inteligência emocional
Sabe aquela criança que vive fazendo birra? Talvez ela simplesmente não saiba expressar o que está sentindo de outra forma! A pouca vivência e até mesmo a dificuldade com o vocabulário acaba fazendo com que algumas crianças tenham um comportamento indesejado na hora de se expressar. O ensino musical ajuda nesse sentido.
A musicalização cria um ambiente amigável e seguro para ajudar no desenvolvimento de mecanismos que permitem a expressão dos sentimentos e emoções de forma mais livre e criativa. Ao longo dos anos, essa criança desenvolverá melhor suas linguagens e expressões e será um jovem e um adulto que sabe lidar melhor com as próprias emoções.
O sistema cognitivo engloba diversas funções do organismo, como o pensamento, a linguagem, a rapidez de raciocínio, a memória, entre muitas outras. Portanto, pensar no ensino musical para seu filho é pensar no desenvolvimento dele como pessoa, e não necessariamente como um músico.
Para conhecer mais sobre os nossos cursos, nossos profissionais e nossos métodos de trabalho, fale conosco.