Você sabia que instrumentos clássicos, como piano, violino ou flauta transversal também podem ser utilizados na música popular?
Quem já teve a oportunidade de ver uma boa orquestra se apresentando ao vivo, com certeza, se emocionou ao ver os instrumentos clássicos em ação. É possível que até tenha nascido o desejo de tocar piano, flauta transversal ou quem sabe tocar violino. Talvez você tenha o mesmo desejo, mas não seja muito interessado na música erudita e, por esse motivo, guardou seu sonho na gaveta.
Saiba que os instrumentos clássicos podem ser utilizados em outros gêneros musicais sem nenhum problema. Quando você decide fazer uma aula de instrumento, quem decide o seu objetivo e o que você vai fazer com o seu aprendizado é você. Se a sua meta é tocar violino em uma banda de rock, ou tocar piano para acompanhar um grupo de forró, dê liberdade ao seu sonho!
Quero tocar piano. O que eu faço?
O piano, de fato, ainda está muito associado à música erudita, mas isso não quer dizer que um pianista tem uma espécie de contrato de exclusividade com Beethoven, por exemplo. Muito pelo contrário. O piano é um instrumento extremamente versátil e pode interagir muito bem com outros instrumentos ou até em uma performance mais intimista, apenas com voz e piano.
Além de entreter e emocionar quem tiver a oportunidade de te ouvir tocar piano, saiba que a cada nota você está contribuindo para a saúde física e mental do seu corpo. A música tem esse poder comprovado por diversos estudos científicos.
Meu sonho é tocar violino. E agora?
O violino também tem seu charme e elegância, não é verdade? É difícil não se impressionar com o som bem executado das cordas friccionadas e o movimento do arco chega a quase hipnotizar os ouvintes. E para tocar violino e gerar esse efeito, seu repertório não precisa ser todo centrado nas composições de Bach.
O violinista desenvolve a habilidade que é chamada de coordenação motora fina. É a mesma perícia em movimentos delicados que um cirurgião precisa ter, por exemplo. Além disso, musicalmente, o som do violino pode ser adaptado para todos os ritmos e gêneros musicais.
Acho linda a flauta transversal. Consigo aprender?
Consegue, sim. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aprender a tocar um instrumento. Mesmo que você não tenha a ambição de se tornar um músico ou uma musicista profissional, aprender um instrumento clássico como a flauta transversal contribui para vários aspectos da sua vida, desde o estímulo da concentração, exercícios respiratórios e até habilidades de socialização.
A flauta transversal, como o piano e o violino, não se limita à música erudita. Você pode estudar Mozart, por exemplo, e tocar Luiz Gonzaga, Pixinguinha, Tom Jobim, Sting, Beatles, só para citar alguns exemplos de artistas.
Seja qual for o seu instrumento, faça a sua escolha consciente. Saiba que quem monta o seu repertório é você. Quem sabe você não arrisque até umas composições próprias? A música tem o poder de transpor barreiras, é só você se permitir.