David Mariano é professor de percussão e bateria.
A percussão como som específico, praticamente nasceu com a raça humana. A história dos instrumentos de percussão é tão antiga quanto a idade da Pedra. O primeiro impulso sonoro do homem primitivo foi, supostamente, o bater palmas ligado a uma certa cadência rítmica. Vivendo em um mundo repleto de sons, não resta dúvida de que o homem tentou reproduzi-los.
Em achados arqueológicos verificou-se que algumas pedras (isso se aplica também a pedaços de pau, bastões e ossos de animais), possuíam tamanhos semelhantes com formas convexas,adaptando-se à empunhadura da mão humana, provavelmente para ser golpeada uma contra a outra, produzindo-se som.
Exemplos que inspiraram e estimularam os homens primitivos à feitura dos tambores:
“Nas minhas aulas busco garantir os conhecimentos elementares da música por meio da história universal da música percussiva, bem como os conhecimentos conceituais, técnica e manuseio dos diversos instrumentos de percussão. Preparar arranjos, pesquisar e ensaiar para o Grupo de Percussão.”
O curso de percussão no Canto do Batuque busca o equilíbrio entre as práticas acadêmicas e populares, permitindo entre outras possibilidades “universalizar” um instrumento musical de uma região específica, proporcionar lazer saudável e despertar nos alunos o desejo para a prática musical.
O objetivo principal do curso de percussão é fazer com que o aluno esteja suprido técnica e musicalmente de modo a ter em seu repertório um conjunto de peças musicais suficientes para a apresentação, podendo apresentar-se como solista e ou em grupo.