Vantagens da Musicalização na Infância a Adolescência

Além de apresentar muitas vantagens ao desenvolvimento da criança, os benefícios continuam na adolescência

Fazer com que os filhos se desenvolvam da forma mais completa possível é um desejo de todos os pais. Nesse contexto, a música é uma dessas ferramentas bastante vantajosas para esse objetivo. O motivo é que o contato com a música pode resultar em uma série de efeitos positivos no desenvolvimento das crianças.

Isso fica bastante fácil de perceber, sobretudo, quando a música se torna um foco de estudo para os pequenos. E olha, até mesmo bebês e crianças muito pequenas podem se envolver com a música.

Isso ocorre porque, além de cultivar a sensibilidade musical, a musicalização contribui para o desenvolvimento social, cognitivo, motor, entre outros aspectos. Além disso, a música serve como uma forma de expressão, favorecendo a saúde emocional.

Mas quem pensa que as vantagens da musicalização são exclusivas ao desenvolvimento das crianças, precisa saber também que a continuidade dos estudos na adolescência, ou mesmo começar na adolescência, tem demonstrado resultados muito positivos como melhora na linguagem, no desenvolvimento acadêmico e no foco, por exemplo.

Nesse blog, entenda como a música pode ajudar no desenvolvimento da infância e também da adolescência!

Confira alguns destaques dos benefícios da música para as crianças

A musicalização infantil proporciona momentos de alegria e expressão criativa, a exposição à música desde cedo estimula o desenvolvimento cognitivo, melhorando habilidades como a linguagem e a memória.

A prática musical também promove a coordenação motora fina e ajuda a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe e empatia, quando as crianças participam de atividades musicais em grupo. Além disso, ela contribui para a construção da autoconfiança e autoestima, proporcionando uma forma saudável de expressar emoções e sentimentos, enriquecendo assim o desenvolvimento das crianças como um todo.

Veja como ela influencia no desenvolvimento.

Estimula a melhora na cognição

Isso acontece por ajudar na concentração, no raciocínio lógico, na memorização, entre outros aspectos. O ato de ouvir música representa uma função cognitiva complexa do cérebro humano, induzindo a várias mudanças psicológicas e neurais.

 

Aprimora a linguagem oral

Pelo incentivo à prática de cantar, as crianças desenvolvem ainda mais a linguagem oral. Motivadas pelos sons e ritmos musicais, aprendem a verbalizar e interagir com o mundo de forma divertida. Isso ajuda no aprendizado de palavras novas, na expansão do vocabulário e em aprimorar a comunicação.

Auxilia no desempenho escolar

A música, quando incentivada desde a infância, ajuda na melhora o desempenho escolar e reduz o déficit de atenção. Além disso, estimula regiões do cérebro que facilitam a aprendizagem de matérias escolares. Um exemplo disso está na alfabetização, ela pode ser ainda mais divertida e demonstrar excelentes resultados por meio de músicas infantis com palavras e sílabas repetitivas, ou seja, um ótimo recurso para associar o som das palavras à escrita.

 

Contribui para o desenvolvimento motor

A música possibilita o desenvolvimento motor das crianças, já que são incentivadas a coordenar seus movimentos ao acompanhar os ritmos. Essa interação dinâmica e divertida melhora a habilidade de movimentar o corpo, estimulando a expressão corporal.

 

Promove a sociabilização

Ela é um meio de sociabilização, pois o estudo da música cria vínculos com outras pessoas e aumenta as oportunidades de interação social. Durante essas interações, as crianças aprendem lições sobre trabalho em equipe, já que muitas vezes a música é executada em conjunto. Além disso, desenvolvem comportamentos como empatia e respeito entre os colegas, superam obstáculos de timidez e insegurança por meio de apresentações públicas.

 

Estimula a disciplina

Isso porque exige dedicação e empenho por parte da criança. Os músicos dedicam horas de estudo para aperfeiçoar sua arte, ensinando às crianças a importância da disciplina. Essa habilidade impacta não apenas na infância, mas também na vida adulta, tornando-se uma habilidade valiosa para toda a vida.

 

Desperta a criatividade

A música desenvolve a criatividade, estimula o cérebro e proporciona espaço para a expressão artística. Durante as aulas, as crianças aprendem a criar canções, cantar ou tocar instrumentos, isso faz com que sua capacidade criativa seja ampliada.

 

Pode se tornar uma profissão

Não se pode negar que estudar música desde a infância pode ser um passo importante em direção a uma carreira profissional. Muitos artistas descobrem seu talento para a música na infância, transformando as aulas de música em um investimento profissional para o futuro de seus filhos.

Os benefícios da continuidade da musicalização na adolescência

Os benefícios para os adolescentes não estão restritos apenas a quem começou desde criança a conhecer a música mais de perto. Na verdade, uma excelente notícia é que introdução à música durante o ensino médio também pode estimular as respostas cerebrais em relação ao som, aprimorar habilidades linguísticas e melhorar o desempenho acadêmico.

Grupos de pessoas que participam de aulas de canto ou coral sentem-se mais felizes do que pessoas que cantam sozinhas. Esse é um indicativo de que aulas em grupo promovem o pertencimento e contribuem para experiências sociais mais positivas.

Além disso, o envolvimento com a música na adolescência ensina lições sobre disciplina, foco e concentração. A participação ativa em aulas e treinos para aprimorar técnicas e habilidades mantém os jovens engajados em um projeto, reduzindo assim as chances de envolvimento em atividades criminosas e uso de drogas, por exemplo.

Quando a música pode ser um tratamento

Naturalmente, a música faz parte do cotidiano dos adolescentes. É durante essa fase da vida que as pessoas mais buscam experiências musicais, e não é necessário ser um especialista para perceber que diferentes estilos e ritmos musicais podem influenciar o humor e o estado emocional dos ouvintes. No entanto, pesquisas têm revelado benefícios adicionais para os jovens que tem contato com a música.

A terapia musical tem se mostrado eficaz na redução da depressão em crianças e adolescentes com problemas emocionais e comportamentais. Além disso, diversos estudos indicam que a terapia musical é uma ferramenta significativa no tratamento de jovens com questões relacionadas ao álcool e às drogas, apresentando resultados muito positivos na diminuição da ansiedade, depressão, raiva e estresse.

Canto do Batuque

Aqui na Canto do Batuque oferecemos aulas de canto e diversos instrumentos musicais, e trabalhamos com canções de diversos gêneros musicais. Com uma equipe de professores altamente especializados, a escola tem o objetivo de estimular o melhor aproveitamento dos estudantes.

Venha fazer parte da nossa escola e aprimore seus talentos em todas as fases da vida!