5 razões para tocar um instrumento

Deixe as desculpas de lado e comece o quanto antes a viver os benefícios que a música pode trazer para a sua qualidade de vida.

Começar algo novo é uma atitude que sempre gera dúvidas. Desde mudar de emprego, começar um novo relacionamento ou se matricular em uma aula de música. Algumas decisões são realmente bem difíceis, mas se o seu objetivo é aprender a tocar um instrumento, já pode começar sabendo que está tomando uma excelente decisão!

É perfeitamente natural ter algumas incertezas sobre quando começar a aula de música, que instrumento escolher, quanto tempo praticar e várias outras perguntas que podem surgir.

Para te ajudar com esse importante passo para sua qualidade de vida, preparamos uma lista com 5 razões para tocar um instrumento.

  • Criar um hobby saudável e acessível

Sim, a música é uma atividade saudável. Vários estudos já comprovaram que aprender um instrumento desenvolve a coordenação motora, estimula os dois lados do cérebro e até ajuda a controlar a respiração e os batimentos cardíacos.

Além disso, qualquer pessoa pode fazer aulas de música, sem limitação de idade ou de qualquer outro tipo.

  • Aprender uma linguagem universal

A música está presente em todos os lugares do mundo e transcende barreiras físicas e culturais. Quando você aprende a tocar um instrumento, desenvolve a capacidade de expressar sentimentos e emoções por meio da música. Independentemente do ritmo ou estilo escolhido, toda música é capaz de gerar identificação e tocar alguém de alguma forma.

  • Recarregar as energias

Se a sua rotina for cansativa e/ou estressante, não pense que aprender um instrumento vai ser mais uma tarefa exaustiva em seu dia a dia. Muito pelo contrário: a música é capaz de aliviar o estresse, relaxar o corpo e a mente, desanuviar os pensamentos e estimular o foco e a concentração. Funciona quase como uma terapia e pode até te levar a conhecer mais sobre si mesmo.

  • Começar uma nova carreira

Você só vai descobrir um dom ou um talento quando começar a exercitá-lo. É comum que as pessoas comecem uma aula de música sem nenhuma pretensão e de repente podem descobrir uma aptidão acima da média que se transforma em um novo caminho profissional.

Para isso, é importante ter aulas com os melhores professores e, claro, ter muita dedicação e disciplina –, habilidades que você consegue desenvolver ainda mais estudando música.

  • Realizar um sonho pessoal

Você não precisa ser um músico profissional para encontrar prazer na música! Muitas pessoas alimentam durante toda a vida o sonho de aprender a tocar algum instrumento, mas ficam adiando o primeiro passo. Lembre-se de que não há idade para reavaliar as prioridades e se permitir.

Se você já teve o desejo de tocar violão, piano, guitarra, bateria, violino ou qualquer outro instrumento, não deixe os planos para depois e comece o quanto antes a viver o seu sonho. Você não vai se arrepender!