Violão, guitarra, baixo, cavaquinho… Que tal aprender mais sobre os principais instrumentos de corda?
Os instrumentos de corda são os responsáveis pela iniciação musical de muitas crianças e adultos. Fáceis de encontrar e com muitas opções para aprendizagem, eles têm características comuns, mas benefícios bem específicos de cada um. A seguir, conheça alguns dos principais instrumentos de corda e entenda o porquê praticá-los:
Violão
O violão é a porta de entrada e um dos principais instrumentos de corda escolhidos para a iniciação musical. Muito popular, pode ser encontrado mesmo em lojas não especializadas, o que facilita a aproximação e quebra a barreira inicial para quem busca aprendê-lo.
A base teórica alcançada pode ser utilizada também em outros instrumentos, diminuindo o tempo de aprendizagem deles.
Além disso, um estudo da Universidade McGill, do Canadá, comprovou que escutar e tocar violão libera dopamina, mais conhecida como hormônio da felicidade.
Guitarra
Os modelos mais comuns de guitarra têm 6 cordas. É um instrumento buscado inicialmente por quem quer tocar batidas mais fortes, como presentes no rock. O recomendado, entretanto, é que a iniciação seja feita no violão e depois ocorra a transição para guitarra.
Por ser elétrica, ela permite o uso junto com amplificadores e fones de ouvido, uma vantagem que não pode ser seguida nos outros instrumentos dessa lista. É um diferencial importante para quem mora em apartamento ou só consegue praticar à noite/madrugada sem atrapalhar vizinhos e demais moradores.
A guitarra é instrumento essencial em qualquer banda, por isso, quem optar por tocá-la ampliará as habilidades de trabalho em equipe e sociabilidade. Outro atrativo importante: assim como acontece com o violão, há farta disponibilidade de tablaturas na internet para quem busca, logo de início, conseguir tocar a música favorita.
Baixo
Um acorde fora de ritmo do guitarrista pode passar despercebido, mas uma nota de baixo errada fica sempre nítida. Por isso, esse instrumento ajuda muito a aprimorar o “ouvido musical” e a precisão. Como precisa focar o tempo inteiro no ritmo, o baixista tem que manter a concentração durante longos períodos.
Cavaquinho
Cavaquinho é quase sinônimo de samba ou pagode. Assim, quem tem familiaridade com estes estilos musicais vai se sentir mais confortável para o aprendizado. Com apenas 4 cordas em aço, ele tem como benefício também a praticidade do tamanho, podendo ser carregado para qualquer lugar sem muito problema.
As dimensões menores em relação a outros instrumentos desenvolvem bastante as habilidades motoras, já que é necessário ter precisão nas notas ao trabalhar em espaços menores no braço do cavaquinho. Há algumas variações parecidas, como o ukulele, instrumento havaiano que possui 4 cordas em nylon e faz parte também da “família” dos violões.
Conheça a diferença entre cavaquinho e ukulele
Violino
O violino tem 4 cordas e é um dos principais instrumentos de corda. Seu som agudo característico sempre foi associado a grandes orquestras, mas de uns tempos para cá já é possível ver violinistas em performances ao vivo até em show de pop e rock.
Como não é popular como os outros, a prática do violino proporciona muitos momentos solitários, que servem tanto para aumentar o autoconhecimento como favorecem a concentração. O treino com mais foco gera melhores resultados, como o aumento de habilidades motoras e cognitivas.
Conheça o papel do violino para a musicalização
Citamos aqui os principais instrumentos de corda. Se você tem interesse em estudar música e gosta de algum deles em particular, fale com a gente. A musicalização trará muitos benefícios à sua vida.
Venha fazer uma aula demonstrativa do seu instrumento preferido.