Os benefícios dos instrumentos de sopro

Alunos tocando instrumentos de sopro

Os instrumentos de sopro proporcionam aprendizados que vão muito além da prática musical

Aprender a tocar um instrumento musical traz benefícios sociais e neurológicos conhecidos há bastante tempo, que podem variar conforme a modalidade escolhida. Os instrumentos de sopro, por exemplo, auxiliam na correção postural, proporcionam melhora na respiração, concentração e disciplina. Quer saber mais? Acompanhe.

Desenvolvimento da capacidade respiratória e dos pulmões

Os sons dos instrumentos de sopro dependem da saída de ar nos pulmões. A prática faz com que os músicos consigam respirar de forma rápida e profunda, utilizando com fluidez quase toda a capacidade respiratória. Com o tempo, os pulmões se acostumam ao trabalho pesado contínuo e acabam se condicionando, trazendo mais qualidade de vida para quem pratica o instrumento.

Mais foco, mesmo em momentos difíceis

Um guitarrista que falha em uma performance solo, muitas vezes, passa despercebido em meio aos efeitos e distorções aplicados, mas uma nota errada em um instrumento de sopro pode se destacar muito. Saber lidar com essa pressão psicológica é um outro benefício da prática dos instrumentos de sopro.

E, como já vimos acima, o controle da respiração é fator-chave ao tocar, por isso, o músico deve conseguir relaxar e realizar inspirações profundas mesmo se estiver nervoso. O desenvolvimento dessa habilidade traz confiança e pode ajudar também na vida profissional, durante momentos de pressão no trabalho. Confira 5 razões para aprender a tocar um instrumento

Músculos mais fortes e postura correta

Instrumentos de sopro exigem, em diferentes graus de dificuldade, força e velocidade na expiração. Esses movimentos respiratórios força a musculatura do core e do abdômen para que seja possível “segurar” as notas. Realizar esse processo e, simultaneamente, manusear o instrumento corretamente ajudará também na manutenção de uma boa postura, outro benefício que pode ser levado para a vida pessoal e profissional.

Melhora na coordenação motora

Você já viu vídeos ou apresentações ao vivo com instrumentos de sopro em músicas complexas? Nesses momentos, fica evidente que não é necessário apenas uma boa capacidade respiratória. A coordenação motora é fundamental para o correto movimento dos dedos, olhos, boca e músculos faciais.

Aumento da disciplina

Quem toca guitarra ou outros instrumentos elétricos consegue plugá-los em um amplificador ou caixa de som, ligar o fone de ouvido e praticar a qualquer hora do dia. Com um instrumento de sopro isso não acontece. Imagine a vizinhança com alguém tocando trompete às 2 horas da manhã?

Os músicos de sopro, portanto, precisam encontrar horários precisos para a prática e ter disciplina, seja em casa ou em um estúdio, o que aumenta o grau de comprometimento dos resultados do estudo musical. Conheça o papel de cada instrumento na formação de uma banda

Fique atento!

É importante lembrar, no entanto, que apesar dos benefícios para a respiração, postura e condicionamento de determinados segmentos musculares, a prática de instrumentos de sopro logicamente não substitui as atividades físicas. Essas, inclusive, quando realizadas paralelamente podem trazer ainda mais qualidade aos músicos!

É caro começar a tocar um instrumento de sopro?

Há instrumentos de sopro em madeira (ou mistura de madeira com resina) feitos em larga escala, processo que barateia o produto. Para iniciantes, isso pode fazer diferença no momento de decidir por começar a prática musical. É possível aprender a tocar um instrumento depois de adulto?

Quer começar a tocar um instrumento de sopro? Fale com a gente!